• Breaking News

    Pesquisar neste blogue

    quinta-feira, 29 de novembro de 2012

    Governo pretende inserir propinas no Ensino Secundário

    Em entrevista à TVI, o Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho afirmou que o Ensino Secundário poderá deixar de ser gratuito, apesar de ser obrigatório. Por seu lado, a FENPROF prevê um aumento do abandono escolar e alerta para a destruição da escola pública a médio-prazo.

    Portugal tem actualmente a terceira maior taxa de insucesso escolar na União Europeia precoce e esta medida irá com certeza piorar ainda mais os indices de insucesso escolar em Portugal. As reacções a este anuncio de Passos Coelho não se fizeram esperar. O secretário-geral da FNE (Federação Nacional de Educação), considerou que a intenção do Governo em introduzir propinas no ensino secundário é preocupante, pois o Estado tem a responsabilidade de oferecer a escolaridade obrigatória gratuita.
    Já o lider parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, afirmou que a entrevista concedida à TVI foi "deprimente" e advertiu que o Governo não tem mandato para cortar nas despesas da educação.

    Será que os Portugueses irão aceitar mais esta medida do Governo? Depois dos cortes nos subsidios de Natal e de férias, aumento dos impostos, aumento do IMI em 2013, cortes na educação e saúde, despedimento de 40 mil funcionários da função pública, o que esperar de Portugal em 2013?

    Sem comentários:

    Enviar um comentário